Mais um artigo sobre home office que você vai ler

Sim. Esse é mais um artigo sobre #homeoffice que você vai ler no LinkedIn. E por que eu decidi escrevê-lo mesmo assim? Primeiramente, porque eu percebi que algumas pessoas que começaram a fazer home office semana passada estão dando altas dicas por aqui. Rs. Nada contra, mas pelo menos deveriam pontuar que a experiência é recente. Em segundo lugar, porque eu li muitos desses artigos e posts e acho que faltam ainda algumas contribuições que posso fazer visto que trabalho nesse esquema há 8 anos. Mesmo tendo fundado a minha empresa com uma sócia que morava na mesma cidade que eu (alô, Robertinha!), nós optamos desde o dia 1 por home office porque gostamos de ter liberdade no nosso ambiente de trabalho. Por isso, vou escrever em tópicos o que eu acho mais relevante para se pensar em home office nesse período de quarentena. Então, vamos aos pontos que julgo dignos de nota.

1.Ergonomia.

Eu sei que isso é um assunto técnico, mas não vi nenhuma menção a isso. Quando fazemos home office é muito importante termos em mente que uma mesa e uma cadeira adequada fazem total diferença. Por isso, quem foi pego de surpresa e não costuma fazer home office deveria prestar atenção nisso. Se vc tem uma mesa e uma cadeira bacana, ótimo. Se não, pense em intervalos mais recorrentes para levantar entre uma atividade e outra para esticar as pernas e os braços. Seu corpo vai agradecer. PS: Sofá não é lugar de trabalhar por horas a fio. Nossa coluna não foi feita para isso. Cuide dela com carinho.

2. Pense em tarefas. Trabalhe com sprints de tempo.

Quem costuma trabalhar em um escritório provavelmente condicionou a mente para trabalhar por 8 horas. Porém, trabalhando de casa isso pode ser contraproducente porque você vai perceber que em casa o seu tempo está 100% dedicado ao trabalho e ele vai render mais. Então, pense em tarefas a serem cumpridas. Outra dica é pensar em tarefas e um sprint de tempo pra isso. Ex: Tarefa 1 acho que vou levar meia hora. Você coloca um despertador de 30 min e checa se funciona. Tarefa 2 acho que levo 1 hora. A mesma coisa com o despertador. Assim sucessivamente com as tarefas do seu dia. Com isso, você vai trabalhando por tiros de tarefa/tempo e vai tendo a sensação que está avançando.

3. Organize suas tarefas/sprints com as demais pessoas que moram contigo (se for o caso)

Depois que você organizar seu dia assim, vai ficar mais fácil, por exemplo de compreender como você pode alterar horário de trabalho para encaixar atividades de cunho pessoal ou para se organizar com seu parceiro(a). Ou para cuidar dos filhos porque você vai saber estimar quanto tempo leva para cada coisa. Isso também vale para você estimar qual é o melhor momento do dia para passear com o cachorro se esse também for seu caso.

4. Respeite sua curva de aprendizagem.

Esse artigo é focado em quem não tem prática de home office e obviamente devido a todo esse processo de insegurança que estamos passando, existe uma chance de você também estar inseguro quanto a sua produtividade. Mas, no home office, menos é mais. Cumprir uma tarefa bem feita é melhor que muitas mal feitas. Quando você compreender seu ritmo de tarefa/sprint, você vai voar. E vai dar gosto de trabalhar nesse modelo. Pelo menos eu espero. =)

5. Esse momento é delicado, respeite o contexto.

Conforme eu já escrevi acima, jamais podemos ignorar o contexto que estamos vivendo. Ele nem de longe é o contexto clássico de home office. O home office veio para trazer leveza, descontração para a sua rotina de trabalho. Sabe trabalhar de roupa rasgada, é isso. Rs. Da forma como ele está posto, você não pode se preparar para ele. Então, tenha calma na hora de endeusar ou demonizar esse modelo. Quando a nossa rotina voltar ao normal, você poderá avaliar melhor os prós e os contras.

6. Se você lidera um time (dica bônus)

Não seja o tipo de chefe/líder que fica toda hora interrompendo o fluxo de trabalho da sua equipe para checar se ela está trabalhando. A interrupção indevida é o inimigo número um do home office. Para se ter um fluxo de trabalho agradável e proveitoso é preciso de um ritmo que vem com o tempo. Se o seu funcionário nunca trabalhou assim, não é falando com ele de meia em meia hora que vai melhorar. Vai por mim. Marque reuniões de início de dia de trabalho, trace os entregáveis e bora. Se a pessoa vai trabalhar de madrugada, no almoço, na varanda, pendurada do teto não interessa. O que interessa é a entrega na hora e dia acordados e ponto final. Outra dica é evitar reuniões bobas, desnecessárias. Elas só aumentam a sensação de improdutividade e não ajudam seu time a avançar como deveria.

Espero que tenha ajudado e fico aqui com o canal aberto para ajudar com mais dicas sobre meu modelo de trabalho favorito. PS2: Quando estou rendendo pouco, eu paro, vou à cozinha, pego uma caneca divertida e tomo meu café que amo. Ajuda bastante a voltar para o fluxo mental. Faça você também pausas desse tipo. Não tem como não desanuviar a mente.

Uma resposta

São Paulo, SP // [email protected] // Camila Machion // Todos os direitos reservados