Edição 4 – Deu match! Games e Moda.

Há algum tempo podemos observar que o mundo da moda e dos games se colidiram e é essa temática que vamos abordar na CamiNews deste mês.

O consumo de roupas virtuais é uma realidade presente há anos dentro dos jogos de videogames, usadas como forma de personalização para os avatares. As famosas skins servem para expressar identidade e deixar personagens mais atraentes nos jogos.

Visto que há uma grande oportunidade de mercado e afim de atrair a atenção das novas gerações adeptas aos games, se tornou interessante para as grifes de moda realizar parcerias com as empresas de games, como LoL (League of Legends), Fortnite, entre outros.

Essa é uma parceria bastante rentável para ambos os lados, pois as empresas de games monetizam com as vendas de skin. Em 2020 “League of Legends” gerou US$ 1,75 bilhão em receita para a Riot, segundo relatório da SuperData, empresa de dados e estatísticas do universo dos games e eSports.

Abaixo vamos apresentar algumas das parcerias realizadas até então:

  1. Louis Vuitton e League of Legends (LoL)

Em 2019, Louis Vuitton e League of Legends fecharam uma série de parcerias em que a grife desenvolveu não apenas skins exclusivas para uma personagens do game, como também uma linha especial de roupas ‘na vida real’, todas com referências do jogo.

Além disso, a grife desenvolveu a maleta que hospedou a taça do campeonato mundial de LoL. O baú personalizado, primeiro de seu tipo para um campeonato de eSports, contou com a tradicional habilidade e conhecimento da Louis Vuitton em fazer malas, além de elementos de alta tecnologia inspirados no universo de League of Legends. 

  1. Fortnite e Havaianas Day 

Só para termos uma noção em números, em 2018, 50% da renda do Fortnite foi com a venda de skins.

E as marcas brasileiras não ficam de fora dessa!  A Havaianas também realizou uma parceria com o Fortnite, que vai desde uma linha exclusiva de calçados até eventos dentro do jogo.

Foi criada até uma data especial chamada “Havaianas Fortnite Day”, um dia que a marca concedeu descontos para os players que jogaram no mapa exclusivo criado para a parceria e postassem nas redes sociais.

  1. Gucci e Tenis Clash

No ano passado, a Gucci realizou uma parceria com o jogo de celular Tenis Clash, em que lançaram uma coleção exclusiva para os personagens e ainda realizaram um torneio inspirado na grife, no qual foi possível comprar as versões reais das roupas feitas no jogo. 

Foram desenvolvidas diversas peças, como calças estampadas, camisetas, viseiras, meias e tênis.

Com direito à raquete marcada pelas iniciais da grife, a parceria inesperada também rendeu logomarca especial. O brasão que ilustra a colaboração das duas empresas estampa uma das t-shirts disponíveis.

  1. Balenciaga e Fortnite

Há pouquíssimos dias alguns dos personagens do Fornite ganharam uma coleção skins de luxo desenvolvidas pela Balenciaga, elas são baseadas em uma coleção real que estará disponível em lojas de todo o mundo.  

A parceria conta também com uma campanha de fotografia para os melhores visuais, além de outdoors para as fotos do lookbook dinâmico.

Até o dia 28 de setembro, o jogo terá também uma loja da Balenciaga inspirada nas da vida real e será possível participar de desfiles e mudar de visual nas Cabines de Troca de Roupa.

Meu pitaco: 

Eu sei que esse tema pode parecer um pouco “fora da realidade” para a maioria das pessoas, afinal se você não joga videogame e nem consome grifes de alto luxo esse tipo de notícia passa alheia, mas ela sinaliza o APROFUNDAMENTO de uma tendência de comportamento que se chama 

< METAVERSO>. 

“A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso. A partir dessa ideia de imersão, diversos metaversos surgiram com os videogames.” 

Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP.

Dicas imperdíveis que você pode perder : 

Entenda o que é metaverso: https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-ele-pode-nao-estar-tao-distante-de-voce/

Facebook e metaverso: https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2021/09/27/facebook-investira-us-50-milhoes-para-construir-metaverso.ghtml

São Paulo, SP // [email protected] // Camila Machion // Todos os direitos reservados