Bora de dados e insights de um dos mercados que mais amo: o de beleza – que engloba cosméticos, maquiagens, fragrâncias e produtos capilares! Segundo relatório da McKinsey & Company, em 2022, ele faturou, em média, 430 bilhões de dólares. Está bom para você?
Não sei se você está sabendo, mas é um mercado que tem se provado promissor mesmo com o desafio da pandemia. O mesmo relatório informa que a expectativa para 2027 é de um faturamento de +/- 580 trilhões de dólares.
Isso significa uma expectativa de crescimento, em média, de 6 pontos percentuais ao ano e ultrapassa mercados como: pet, comida e bebida, calçados, óculos e varejo de moda. Ufa!
Olhando para o mercado nacional, as marcas daqui estão crescendo em números e em importância. Essa semana aconteceu algo inédito. A criadora de conteúdo Mari Maria (@marimaria) tem uma marca de maquiagem homônima de grande sucesso. Ela criou um pincel específico, patenteou e só ela poderia vender no Brasil. Resumo: a própria Kylie Jenner ficou sabendo do pincel, amou o modelo e propôs que a Mari Maria vendesse a patente para ela fazer um pincel igual para vender no Brasil, porém com a marca da Kylie. E a Mari aceitou. Ou seja, patente brasileira sendo comprada por uma marca gigante da beleza norte-americana.
A reconhecida empresária Bruna Tavares – que tem uma marca de maquiagem que carrega seu nome – lançou há poucos meses uma coleção de itens celebrando os 100 anos da Disney. Foi a única marca brasileira a conseguir essa façanha.
É o que eu sempre falo: o Brasil tem muita criatividade e capacidade de ser um nome ainda maior nesta indústria. Maaas, meu foco depois dessa introdução longuíssima é falar sobre a indústria da beleza e tecnologia. Bora?
01. Primeia tendência: NeuroGlow
O próximo capítulo do bem-estar é a beleza da mente/corpo, onde o bem-estar mental e aparência física estão interligados. Os consumidores estão priorizando o bem-estar para se sentirem bem no âmbito físico e mental e as marcas podem ajudá-los a introduzi-los nesse próximo capítulo, incorporando técnicas de alívio de estresse, práticas de cura direcionadas, suplementos e rotinas diárias revisadas para elevar o papel da beleza em uma vida mais enriquecedora.
A tendência NeuroGlow oferece uma abordagem abrangente para a beleza, melhorando a aparência externa e o desenvolvimento mental e emocional. É algo como bem-estar através da integração da tecnologia, parcerias, inclusão e personalização.
O que vem por aí…
Práticas como a psicodermatologia e os neurocosméticos crescerão entre os consumidores de todo o mundo. A psicodermatologia explora a relação entre bem-estar psicológico e a saúde da pele, enquanto os neurocosméticos focam na conexão da mente com a pele.
E como bem-estar mental e físico são diferentes para cada pessoa, as marcas precisam reconhecer que abordagens personalizadas de beleza e bem-estar são necessárias para que os indivíduos possam adaptar suas rotinas para atender às suas necessidades específicas.
Quer um exemplo brasileiro? Ou você realmente achou que isso não tinha no Brasil? Conheça o Beauty Night Oil da marca CARE Natural Beauty. A definição da marca, diz: “O Beauty Night Oil é um neurocosmético que contém ativos que comprovadamente aumentam a “ß-endorfina” (beta-endorfina), hormônios com propriedades anti-irritantes e anti-estresse reparam a pele ao controlar a liberação de radicais livres, produzidos pelo envelhecimento precoce.“
Agora, algumas estatísticas do relatório da Mintel 2024 para o NeuroGlow:
- 81% dos adultos brasileiros concordam fortemente ou de alguma forma que as marcas de beleza deveriam fornecer mais evidências científicas para validar as alegações que fazem(por exemplo, redução de rugas);
- 70% dos consumidores dos EUA estão interessados e dispostos a pagar mais caro por produtos com qualidades que modulam o humor (por exemplo, desestressar);
- 50% dos adultos indianos já ouviu falar em biotech beauty e sabem o que isso significa;
- 79% dos adultos franceses concordam fortemente ou de alguma forma que uma dieta saudável desempenha um papel tão importante quanto os produtos de beleza ao realce da beleza;
- 29% dos adultos alemães dizem que não utilizaram análise de DNA para criar um programa de saúde personalizado, mas estariam interessados em fazê-lo no futuro.
Como essa tendência causará impacto?
Olhando para o futuro, à medida que nossa compreensão da conexão mente-corpo se aprofunda, a tendência de integrar o bem-estar mental na indústria da beleza se tornará convencional. Marcas de beleza, varejistas e provedores de bem-estar incluirão práticas de bem-estar como parte fundamental da estratégia do cliente.
A tecnologia desempenhará um papel vital nessa tendência, com aplicativos de inteligência artificial (IA), realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) personalizando experiências de beleza, rastreando métricas de bem-estar e oferecendo consultas virtuais. Os wearables (dispositivos vestíveis) fornecerão feedback em tempo real sobre os níveis de estresse e a saúde da pele, fortalecendo a conexão mente-pele. Análise avançada de dados, testes de DNA e algoritmos personalizados permitirão que as marcas possam inovar em produtos de beleza personalizados.
02. Segunda Tendência: Beaut-AI
A inteligência artificial transformará a indústria da beleza, tornando-a mais integrada, eficiente e eficaz, mas a governança e a transparência serão fundamentais para o crescimento.
A tendência Beaut-AI propõe como as marcas de beleza podem aproveitar informações, como o feedback dos clientes nas redes sociais, para identificar lacunas e criar produtos inovadores adaptados a necessidades específicas.
O que vem por aí…
A IA permeará a indústria da beleza na forma de recomendações personalizadas, experiências de teste virtuais e insights orientados por dados. Ao analisar as tendências das redes sociais, o feedback dos clientes e a pesquisa de mercado, a IA ajudará as marcas a identificar preferências de beleza emergentes e opções ecológicas.
A transparência nos sistemas da IA será essencial para construir a confiança do consumidor e garantir a divulgação de fontes de dados e processos de tomada de decisão. Os consumidores priorizarão a proteção de dados e a privacidade exigindo o consentimento do cliente e pressionando marcas para aderir aos regulamentos relevantes.
IA fará recomendações de beleza hiper personalizadas analisando fatores do estilo de vida, condições ambientais e informações genéticas. Essa customização permitirá que as marcas de beleza criem produtos e experiências sob medida para atrair novos consumidores e incentivar a fidelização dos já existentes.
Essa tendência ainda está engatinhando no Brasil, mas a marca @Sallve, por exemplo, tem um link no e-commerce que se chama QUIZ DA PELE. Clicando nele, o consumidor consegue por meio de um teste saber quais produtos da marca estão indicados para ele. Já é um começo.
A próxima etapa é as marcas brasileiras trabalharem, por exemplo, assistentes virtuais de beleza fornecendo conselhos personalizados, tutoriais e recomendações com base nas preferências individuais. Os algoritmos de IA irão sugerir fórmulas inovadoras de produtos e combinações de ingredientes. A tecnologia de RA (realidade aumentada) oferecerá visualização em tempo real para informações e decisões e ainda auxiliará em programas de localização, oferecendo conexões mais profundas através do uso da língua e sotaques regionais. A integração de IA em dispositivos de beleza melhorará os tratamentos em casa.
Agora, algumas estatísticas do relatório da Mintel 2024 para o Beaut-AI:
- 77% dos adultos ingleses acreditam que a tecnologia está tendo um impacto positivo no acesso à informação;
- 49% dos adultos chineses concordam que quando compram bens, as sugestões/soluções geradas por IA são mais autênticas e confiáveis do que as fornecidas por humanos;
- 44% dos adultos canadenses acreditam que a IA terá um impacto positivo na sociedade de alguma maneira;
- 28% dos consumidores dos EUA dizem que estariam interessados em experimentar produtos hiper personalizados (ou seja, produtos desenvolvidos através de dados biométricos, por exemplo, DNA) e estariam dispostos a pagar mais por eles.
Como essa tendência causará impacto?
Olhando para o futuro, a IA permitirá experiências de beleza altamente personalizadas com base em preferências individuais, genética, ambientes e estilos de vida. Ela ajudará com uma análise precisa da pele, produto personalizado, recomendações e monitoramento de bem-estar em tempo real. Colaborações entre a IA e os profissionais de beleza gerarão novas ideias com base no feedback.
A IA pode criar influenciadores virtuais e tutoriais realistas, transformando o marketing de influência. Poderá otimizar a sustentabilidade e estabelecer diretrizes para a equidade e transparência. O futuro da beleza orientada por IA oferece personalização, soluções avançadas, sustentabilidade, cocriação e considerações éticas, proporcionando experiências inclusivas aos consumidores.
03. Terceira Tendência: Sophisticated Simplicity
A indústria da beleza experimentará uma mudança de paradigma à medida que os consumidores exigem produtos eficazes e de alta qualidade e não mais coisas caras sem sentido. Os consumidores buscam cada vez mais por produtos que priorizem eficácia e funcionalidade em detrimento de embalagens extravagantes e campanhas de marketing chamativas.
A tendência emergente Simplicidade Sofisticada enfatiza a qualidade dos ingredientes, a eficácia comprovada dos produtos e a garantia da simplicidade. Consumidores estão mais inclinados a buscar justificativa para a precificação “premium” com base em resultados tangíveis em vez de fatores superficiais.
O que vem por aí…
Os consumidores continuarão exigindo cada vez mais transparência quando se trata dos ingredientes de produtos de beleza. Eles vão querer saber não só o que estão colocando em sua pele ou em seu cabelo, mas também esperam que as marcas forneçam informações claras sobre os benefícios dos princípios ativos. Isto permitirá que os consumidores façam escolhas informadas e reforça a importância da eficácia na seleção de produtos.
Muitos entusiastas da beleza buscarão evidências científicas para apoiar as alegações dos produtos. Marcas que podem fornecer pesquisas, estudos clínicos ou certificações para fundamentar suas reivindicações de eficácia ganharão credibilidade e confiança. Demonstrar a base científica por trás de um produto ajudará os consumidores a se sentirem confiantes de que estão investindo em soluções que entregam resultados tangíveis.
O foco do consumidor deixará de ser um acúmulo de uma extensa coleção de produtos e passará a ser a curadoria de uma gama cuidadosamente selecionada de itens essenciais de alta qualidade. Os consumidores priorizarão a eficácia e buscarão produtos que realmente atendam às suas necessidades específicas. Qualidade, eficácia e resultados a longo prazo são valorizados. A popularidade dos produtos que se adaptam às necessidades individuais seguirá crescendo e marcas que oferecem recomendações, formulações personalizáveis ou soluções direcionadas ganharão uma vantagem.
Agora, algumas estatísticas do relatório da Mintel 2024 para o Sophisticated Simplicity:
- 68% dos consumidores chineses dizem que a afirmação “Eu costumo comprar a versão premium de um produto” os descreve de certa forma ou muito bem;
- 79% dos sul africanos dizem que a afirmação “vale a pena pagar mais caro por produtos de alta qualidade” os descreve de certa forma ou muito bem;
- 66% dos consumidores de beleza dos EUA preferem comprar produtos de alta qualidade, independente do preço;
- 40% dos adultos franceses acreditam que um produto de beleza que dura muito tempo é um bom investimento para seu dinheiro.
Como essa tendência causará impacto?
Estamos vendo uma nova onda de “minimalismo da nova era” e “luxo codificado”, impulsionada por indústrias como a moda, que enfatiza o investimento em alta qualidade e peças minimalistas com apelo atemporal. Está ficando cafona demais entregar embalagem, propaganda, status, mas não entregar qualidade. É isso.
Olhando para o futuro, isso continuará evoluindo por meio de inovação e expansão na indústria da beleza. Empresas vão investir em pesquisa para desenvolver formulações, incorporando ingredientes e tecnologias de ponta para soluções de cuidados com a pele e maquiagem.
Meu pitaco:
Essa CamiNews foi detalhada, hein? Então, abaixo deixo os demais links para aprofundamento do tema e deixo também uma matéria que acabei de ler sobre as tendências do comportamento do consumidor brasileiro para 2024.
Dicas imperdíveis que você pode perder!
- The beauty market in 2023: McKinsey & Company
- Mari Maria Makeup vende patente para Kylie Jenner
- 2024 Global Beauty and Personal Care Trends | Mintel
- Inteligência de Mercado 2024: o futuro do skincare
- Tendência comportamento do consumidor brasileiro de beleza – 2024
- Indústria de cosméticos no Brasil – 4 inovações