Edição 33 – Inteligência Artificial – o assunto de 2024!

Eu já trouxe este tema aqui anteriormente, porém como muitas coisas evoluíram nesse meio tempo, eu quis trazer esse tema de volta. Nesta edição da CamiNews vamos falar sobre Inteligência Artificial.

A IA se concentra no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que exigiriam inteligência humana para serem executadas. Hoje em dia, ela é usada nas empresas para melhorar a eficiência, produtividade e a experiência do cliente, automatizando tarefas, analisando grandes quantidades de dados e fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões.

Além disso, ela pode ser usada em vários aspectos do negócio, desde atendimento ao cliente até finanças e operações, em análises de grandes conjuntos de dados de vendas para identificar tendências e prever demanda futura ou até mesmo automatizar processos de produção.

Nos últimos anos, o ritmo acelerado de inovação em tecnologia de IA contribuiu para sua adoção e uso sem precedentes. A IA já desempenha um papel em muitas empresas, e sua adoção está crescendo. Em um estudo recente da IDC (International Data Corporation), 71% dos entrevistados afirmaram que suas empresas já utilizam a IA. Além disso, de acordo com o Guia de Gastos Mundiais com Sistemas de Inteligência Artificial da IDC (agosto de 2023), os gastos corporativos com soluções de IA devem atingir 423 bilhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 26,9% para o período de 2022 a 2027.

A IA fornece uma variedade de recursos muitos dos quais estão em rápido desenvolvimento.

Para as empresas, esses recursos abrangem quatro amplas categorias:

  • Visão: Dá aos usuários a capacidade de identificar, classificar e contextualizar imagens de acordo com suas especificidades. Isso abrange análise de imagem e reconhecimento de caráter óptico. A capacidade de se concentrar em uma parte específica de uma imagem e análise de espaço e presença e movimentos.
    • Exemplo: Reconhecimento de peças de roupas e indicação de sites para comprar peças parecidas no Pinterest.
  • Discurso: Inclui funcionalidades básicas como fala para texto e texto para fala em tempo real. Além de poder gerar áudio sintético semelhante ao humano com uma ampla gama de vozes selecionadas de texto e exemplo de discurso. Também pode auxiliar na transcrição em lote, detecção de idioma e tradução.
    • Exemplo: transcrição de áudio no Whatsapp. Existem chatbots específicos onde você precisa apenas adicionar o número e encaminhar o áudio que recebeu e ele será transcrito em texto.
  • Linguagem: Inclui análise de sentimento, frase-chave, extração e mineração de opinião. Os modelos de IA usam processamento de linguagem natural para compreender a linguagem humana e gerar respostas conversacionais.
    • Exemplo: A Siri, da Apple e Alexa, da Amazon são exemplos perfeitos de IA que usam o processamento de linguagem natural. Porém podemos considerar também o Gmail, que filtra por categorias os e-mails que recebemos (principal, promoções, social, spam).
  • Decisão: Ajuda os usuários a tomar decisões mais inteligentes e mais rápidas, analisando grandes quantidades de dados para gerar percepções. Esses sistemas visam emular raciocínio semelhante ao humano, considerando múltiplos fatores, adaptando-se às mudanças e condições,  otimizando resultados com base em objetivos pré-definidos.
    • Exemplo: neste caso a IA é mais voltada ao mundo corporativo, com ferramentas que são alimentadas com um grande número de dados e auxiliam na tomada de decisão. Podemos considerar plataformas como o Fabric da Microsoft ou BigQuery do Google.

Abaixo eu trouxe 3 das principais maneiras como a IA tem sido aplicada atualmente no mercado:

À medida que a IA se torna mais acessível para empresas e clientes, pode-se esperar inovações cada vez mais sofisticadas, que trazem esses recursos juntos para permitir ganhos em termos de produtividade e eficiência – como bem como novas oportunidades de negócios e valor aumentado.

01. Aumento de Produtividade

A tecnologia de IA pode auxiliar em tarefas como otimizar a criação de conteúdo, facilitar a comunicação produtiva e reduzir tarefas administrativas, o que tem o potencial de aumentar a produtividade das pessoas e consequentemente das empresas. À medida que as indústrias se tornam cada vez mais complexas e aceleradas, as soluções impulsionadas pela Inteligência Artificial que fortalecem a produtividade estão se tornando essenciais para empresas que desejam obter uma vantagem competitiva. Em última análise, a IA está aprimorando a forma como as pessoas trabalham em diferentes funções e desbloqueando ganhos de produtividade sem precedentes em várias indústrias.

Case: Netlogic Computer Consulting

A empresa de TI Netlogic utiliza a inteligência artificial para capturar as solicitações dos clientes e tornar as interações com os clientes mais produtivas. Usando a IA, a empresa analisa o texto transcrito de reuniões com os clientes para gerar pontos-chave de discussão. Em seguida, cria resumos das reuniões via e-mail com base nesses destaques de discussão, que são enviados ao seu sistema de CRM para fornecer às equipes de vendas e serviços de campo acesso instantâneo às informações necessárias para melhor atender aos clientes.

02. Eficiência Otimizada

A inteligência artificial oferece ferramentas para otimizar a eficiência em todos os níveis de operações. Com as robustas capacidades analíticas habilitadas pelas soluções de IA, as empresas podem obter mais informações do que nunca sobre como sua organização está funcionando e como podem melhorá-la. No entanto, as empresas não estão apenas usando a IA para resolver os desafios que enfrentam hoje. Elas também a utilizam para imaginar quais oportunidades e desafios o futuro reserva e garantir que estejam preparadas para enfrentá-los.

Case: Alberta Wildfire

A Alberta Wildfire, uma agência canadense de combate a incêndios florestais, utiliza uma ferramenta alimentada por inteligência artificial para ajudar os oficiais de serviço e as equipes de combate a incêndios a otimizar a eficiência no combate aos incêndios florestais. A ferramenta de IA utiliza aprendizado de máquina para analisar dezenas de milhares de pontos de dados e prever a probabilidade de novos incêndios por região no dia seguinte. Essas informações auxiliam a agência a tomar decisões informadas sobre como alocar recursos estrategicamente para obter o máximo impacto.

03. Criação de novos valores de negócio

A inteligência artificial também pode abrir novas oportunidades para os tipos de experiências, produtos e serviços que as empresas podem oferecer. Por meio da IA, as organizações podem gerar novos valores para si mesmas, criando novas ofertas e aumentando o valor que essas ofertas proporcionam aos seus clientes.

Case: Dotdigital

A Dotdigital é uma plataforma de experiência do cliente e dados que ajudou mais de 4.000 marcas globalmente em 150 países a melhorar seu marketing e engajamento. Usando ferramentas de IA, a Dotdigital cria soluções que capacitam seus clientes a fazer otimizações baseadas em dados em suas comunicações de marketing e gerar experiências incríveis para os clientes.

Meu pitaco:

Eu sei que este tema parece um pouco mais “pesado” e de certa maneira amplo demais ao mesmo tempo. Eu não sei você, mas tem horas que eu penso que parece que atualmente tudo se resume a IA mesmo que não se saiba ao certo o que ela significa, rs.

Meu objetivo de trazer aqui este tema novamente é tentar aproximá-lo do nosso dia a dia e, assim, podermos discutir as consequências dessa realidade. O imbricamento entre os homens e os computadores só se complexifica, é o que chamamos nas Ciências Sociais de tecnosociabilidade. Portanto, precisamos estar atentos a este fenômeno para sabermos como ele afeta nossas relações de trabalho e de vida. 

Dicas imperdíveis que você pode perder!

São Paulo, SP // [email protected] // Camila Machion // Todos os direitos reservados